Geral Verão Maior Paraná
Postos fixos do Verão Maior Paraná ultrapassam 885 mil atendimentos em 14 dias
O balanço consolida os dados das duas primeiras semanas completas da temporada e confirma a grande adesão da população às ações gratuitas de espor...
16/01/2026 13h07
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Verão Maior Paraná já ultrapassou a marca de 885 mil atendimentos nos postos fixos e ações itinerantes após 14 dias de atividades, entre 28 de dezembro e 11 de janeiro. O balanço consolida os dados das duas primeiras semanas completas da temporada e confirma a grande adesão da população às ações gratuitas de esporte, lazer e serviços públicos ofertadas pelo Governo do Estado no Litoral e na Costa Noroeste.

Somente na segunda semana de atividades, entre 6 e 11 de janeiro, foram registrados 510.893 atendimentos, somando ações ativas, passivas e os serviços oferecidos pelos parceiros do chamado “condomínio” – estrutura integrada que reúne secretarias estaduais, órgãos públicos e instituições parceiras.

Na primeira semana completa, de 30 de dezembro a 4 de janeiro, foram contabilizados 252.021 atendimentos, além de 122.376 registros apenas nos dois primeiros dias de funcionamento, em 28 e 29 de dezembro.

Os números refletem a abrangência da operação montada em 10 postos fixos, sendo sete no Litoral, distribuídos entre Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba e Paranaguá, e três na Costa Noroeste, em Porto Rico, Porto São José e Porto Maringá.

Entre os postos fixos, Caiobá lidera a movimentação do Verão Maior Paraná, com 239.901 atendimentos acumulados entre 28 de dezembro e 11 de janeiro. Na sequência aparecem Ipanema (70.172) e Guaratuba (65.782), seguidos por Riviera (55.220) e Praia de Leste (38.828).

Paranaguá registrou 25.740 atendimentos, enquanto Shangri-lá soma 26.412 no período. Já na Costa Noroeste, os três postos fixos (Porto Maringá, Porto Rico e Porto São José) totalizam 41.826 atendimentos nesses primeiros 14 dias de atividades.

AÇÕES- As Arenas Verão Maior Paraná oferecem uma programação diversificada, que vai de atividades esportivas e recreativas a serviços de bem-estar e cidadania. Entre as ações estão aulas de ginástica, funcional e dança, recreação infantil, torneios esportivos, empréstimo de materiais para modalidades como vôlei de praia, beach tennis, futebol de areia e futmesa, além de equipamentos especiais, como tirolesa e muro de escalada. As atividades são gratuitas e acessíveis a públicos de todas as idades.

O secretário estadual do Esporte e coordenador do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski, destaca que os números demonstram o impacto social e econômico da iniciativa. “O Verão Maior Paraná é uma grande política pública de esporte e cultura. Estamos levando atividades de qualidade para moradores e turistas, com planejamento, segurança e integração entre as secretarias. Esses atendimentos mostram a confiança da população no programa e reforçam o papel do esporte como indutor do turismo e da economia local”, afirma.

Além das ações esportivas e recreativas, as arenas contam com serviços ofertados por diversas secretarias e órgãos estaduais, como Desenvolvimento Social e Família; Turismo; Segurança Pública; Trabalho, Qualificação e Renda; Cidades; Cultura; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; Desenvolvimento Sustentável, além de Sanepar, Copel, Detran-PR, Instituto Água e Terra (IAT) e Hospital Erasto Gaertner.

Os atendimentos nos postos fixos do Verão Maior Paraná seguem até 1º de fevereiro com uma programação que inclui ainda os Palcos Sunset, com shows gratuitos de artistas paranaenses, e o calendário dos Jogos de Aventura e Natureza, que movimenta o Litoral e o Noroeste do Estado com dezenas de eventos esportivos.