O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta sexta-feira (16) o resultado do julgamento das propostas do edital para elaborar o anteprojeto da duplicação do Contorno Norte de Rolândia, na região Norte.
O Consórcio Modulus/Viatec, formado pelas empresas Modulus Consultoria e Engenharia Ltda. e Viatec Engenharia Ltda., foi o melhor classificado, com proposta de preços de R$ 1.217.374,70 e nota final de 86,521, segundo análise de comissão de contratação do DER/PR. Agora o consórcio deve encaminhar uma planilha de preços detalhada e os documentos de habilitação, conforme exigido em edital. O DER-Paraná é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
O anteprojeto vai contemplar 4,97 quilômetros do contorno, que é parte da PR-323, e 3,30 quilômetros da PR-170, além da adequação do acesso ao distrito de Nossa Senhora Aparecida, fora do trecho de duplicação. Após concluída a licitação e contratado o anteprojeto, o prazo de elaboração será de 10 meses.
Além da duplicação da pista, o anteprojeto vai estudar a implantação de acostamentos, vias marginais e correção de curvas. Ele deve prever também cinco interseções em desnível (viadutos ou trincheiras), sendo quatro delas no contorno e uma na PR-170: entroncamento da PR-323 com a BR-369, PR-323 com a Estrada São Rafael, PR-323 com a Rua Barão do Rio Branco, PR-323 com a PR-170, e da PR-170 com a Avenida Júlio Braz Damasceno. Outras interseções no contorno serão readequadas também, mas em nível (rotatórias ou trevos).
Também está prevista a implantação de passeio para pedestres, iluminação rodoviária, passarelas, abrigos para parada de ônibus, melhorias ambientais, entre outras.
No acesso ao distrito de Nossa Senhora Aparecida, por meio da Estrada Bartira, serão estudadas as melhores soluções para garantir o acesso com segurança entre a PR-170 e a via municipal. Esta interseção fica a cerca de 4 km de distância do início da duplicação.