Saúde Saúde
Saúde promove ações do Janeiro Roxo e Janeiro Branco com palestras nas UBS e atividades na Praça São José
Hanseníase e saúde mental estarão em foco nas ações promovidas pela Prefeitura
12/01/2026 17h03
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Piraí do Sul - PR

A Secretaria Municipal de Saúde vai desenvolver, ao longo do mês dejaneiro, uma série deações educativasalusivas às campanhasJaneiro Roxo e Janeiro Branco,reforçando o compromisso com a promoção da saúde física e mental da população.

 

O Janeiro Roxo, dedicado à conscientização e enfrentamento da hanseníase, contará com um cronograma de palestras educativas realizadas nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com orientações sobre sinais, sintomas, diagnóstico precoce e tratamento da doença. As atividades acontecem nos seguintes locais e datas:

 

          •         UBS Maíra Milléo – 29 de janeiro, às 8h

          •         UBS Três Santas – de 26 a 30 de janeiro, às 8h

          •         UBS Thereza – de 21 a 30 de janeiro, às 8h

          •         UBS Rodney (Capinzal) – 21 de janeiro, às 9h

          •         UBS Rodney (Ressaca) – 21 de janeiro, às 14h

          •         UBS Dr. Jorge – 21 e 28 de janeiro, às 8h

 

Já o Janeiro Branco, campanha voltada à conscientização sobre a saúde mental e emocional, terá uma programação especial com atividades abertas ao público. Nos dias 19 e 23 de janeiro, no período da tarde, será realizado um evento na Praça São José, com abordagens educativas, orientações e diálogos sobre o cuidado com a mente, o bem-estar emocional e a importância de buscar ajuda quando necessário.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Júlio Sandrini, as campanhas são fundamentais para ampliar o acesso à informação e fortalecer a prevenção. “O Janeiro Roxo e o Janeiro Branco são momentos importantes para dialogarmos com a população sobre temas que ainda enfrentam preconceito e desinformação. Nosso objetivo é orientar, acolher e mostrar que a rede municipal de saúde está preparada para atender, acompanhar e cuidar das pessoas, tanto na saúde física quanto na emocional”, destacou o secretário.

 

As campanhas reforçam que cuidar da saúde vai além do corpo, envolvendo informação, prevenção, acolhimento e atenção à saúde emocional. A população é convidada a participar das ações e aproveitar os espaços de orientação e diálogo promovidos ao longo do mês.