Geral Verão Maior Paraná
Forte aparato de segurança garante tranquilidade na 1ª noite de shows do Verão Maior
Um forte efetivo integrou a proteção ao público no primeiro dia de evento, operação que será mantida durante a temporada no Litoral. Helicópteros,...
10/01/2026 12h31
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O forte aparato executado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) garantiu tranquilidade ao público na primeira noite da temporada de shows do Verão Maior Paraná, sexta-feira (9), em Matinhos e Pontal do Paraná. Com um recorde estimado em 338 mil pessoas que acompanharam o DJ Alok , em Matinhos, o público teve uma experiência de entretenimento com grande sensação de proteção. Nos shows de Luan Pereira e CountryBeat , em Pontal do Paraná, o público estimado foi de 31 mil pessoas Os dois eventos que transcorreram sem incidentes.

“Nossos policiais e bombeiros entregaram um trabalho de altíssimo nível, com planejamento detalhado e uso intensivo de tecnologia para ampliar a presença e a capacidade de resposta. A integração das equipes e o monitoramento permanente garantiram tranquilidade do início ao fim”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira destacando as ações integradas da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Civil do Paraná (PCPR), Corpo de Bombeiros Militar do paraná (CBMPR), Polícia Penal do Paraná (PPPR) e Polícia Científica do Paraná (PCPIPR).

“O público do Paraná também deu um exemplo, com muitas famílias e um clima de respeito e convivência. É uma gente ordeira, que vem para curtir com responsabilidade, e isso contribui diretamente para uma noite segura e bem organizada”, disse o secretário.

Um forte efetivo das forças de segurança integrou a proteção ao público no primeiro dia de evento, operação que será mantida durante o Verão Maior Paraná. Helicópteros, drones, viaturas e veículos de patrulhamento nas areias atuam no trabalho de preservar a ordem. A Polícia Militar empregou helicópteros e drones do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) para monitoramento constante no entorno da arena de Matinhos. O Batalhão de Polícia de Choque e o Regimento de Polícia Montada reforçaram a ação ostensiva, além de plataformas de observação elevadas em pontos estratégicos.

A Polícia Civil conta com viaturas ostensivas e veladas nos eventos, além de helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA). Policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) foram designados para os locais e três unidades móveis (caminhão, ônibus e microônibus) posicionados em pontos estratégicos para atender ao público, entregar pulseirinhas de identificação e prestar serviços como a confecção de Boletins de Ocorrência. A corporação também empregou drones que aumentaram a abrangência de suas ações.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) atuou de forma preventiva, mantendo efetivo nas areias com trios de guarda-vidas posicionados. A corporação utilizou Veículos Utilitários Multitarefa (UTVs), embarcações foram estrategicamente posicionadas no mar e brigadistas contratados fortaleceram a proteção. Durante todo o período, bombeiros e guarda-vidas orientaram o público sobre os riscos dos banhos de mar à noite. O helicóptero Arcanjo 01 e drones também estavam à disposição, além de ambulâncias.

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a Polícia Científica do Paraná (PCIPR) aumentaram o efetivo e também disponibilizaram equipamentos e tecnologia. A Defesa Civil do Paraná aplicou um plano integrado com as forças de segurança de monitoramento das condições climáticas e emissão de alertas à população a partir da base do Centro de Controle de Operações (CCO) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, em Caiobá.

“Em relação aos eventos há um planejamento detalhado, com fracionamento do efetivo desde os acessos até a chegada ao local do show, com bloqueios estratégicos para evitar congestionamentos e garantir a segurança no deslocamento de veículos e pedestres”, afirma o secretário Hudson Teixeira. “Tudo foi cuidadosamente organizado pelas forças de segurança”, frisa.