O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), conta com cerca de R$ 5 bilhões de investimentos em grandes obras em andamento. São iniciativas em todas as regiões do Estado, e somente em 2025 foram executados cerca de R$ 1,5 bilhão.
Ao longo de 2025 foram iniciadas ou contratadas 13 novas obras, com destaque para o Eixo Central de rodovias estaduais: a duplicação em concreto da PRC-466 de Pitanga a Turvo, e de Turvo a Palmeirinha (distrito de Guarapuava); e a restauração em concreto da PRC-466 de Manoel Ribas e Pitanga, e a restauração em concreto das PRC-487 e PR-460 de Nova Tebas a Pitanga. Estas duas últimas utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é aproveitado como base para uma nova pista de pavimento rígido de concreto.
No Litoral também foram contratadas obras que se complementam, no caso a duplicação em concreto da PR-412 entre Matinhos e Praia de Leste (localidade de Pontal do Paraná), e a recém-assinada duplicação da PR-412 entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, que está começando pela etapa de elaboração de projetos.
Outras obras incluem o whitetopping da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira, a pavimentação da PR-239 entre Mato Rico e Roncador, o lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco, a pavimentação da PR-574 e PR-575 entre Cafelândia e Tupãssi, a nova ponte sobre o Rio Ivaí entre São Carlos do Ivaí e Japurá, o novo trevo da PR-160 em Cornélio Procópio, e o remanescente da duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu.
Continuaram em andamento este ano a construção da Ponte de Guaratuba, a duplicação da Rodovia das Cataratas em Foz do Iguaçu, a duplicação em concreto da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha, a restauração das PR-180 e PR-281 entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, a pavimentação da PR-990 em Rebouças, a pavimentação da PR-092 em Doutor Ulysses, o novo Trevo do Catuaí em Maringá, a duplicação da PR-317 em Toledo, e a pavimentação da estrada entre Ramilândia e Santa Helena.
O DER/PR também formalizou a contratação da elaboração do anteprojeto de duplicação da PR-151 em Ponta Grossa, projeto de restauração e ampliação da PR-218 entre Paranavaí e Amaporã, e da restauração e ampliação da PRC-158 entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina. São iniciativas que futuramente darão origem a novas obras.
ENTREGAS –O ano também foi marcado pela conclusão de várias obras de grande porte, como o whitetopping da PRC-280 de Palmas a Clevelândia e de Clevelândia a Pato Branco, a pavimentação da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico, a duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e Lerroville (distrito de Londrina), a duplicação da PR-317 e PR-840 em Campo Mourão, o whitetopping da PR-180 entre Goioerê e Quarto Centenário, as novas vias marginais da PRC-466 em Pitanga, o novo viaduto da BR-369 em Londrina, e os dois novos viadutos da BR-376 em Sarandi.
No final do ano também foram concluídos os serviços na duplicação da Rodovia dos Minérios em Almirante Tamandaré na rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu.
PARCERIAS –Por meio da SEIL, DER/PR e Secretaria da Fazenda (SEFA), também estão sendo realizadas obras rodoviárias em parceria com empresas privadas. Elas incluem uma trincheira e um viaduto em Telêmaco Borba pela Klabin S/A, e a implantação do Contorno de Palotina, pela C.Vale.
Em ambos os casos será concedido um crédito presumido de ICMS, de forma proporcional aos investimentos realizados.
ACORDOS –E também estão sendo realizadas duas obras por meio de acordo judicial, envolvendo o Governo do Paraná, por meio da SEIL, DER/PR e Procuradoria Geral do Estado (PGE), MPPR e Justiça Federal, com as antigas concessionárias de pedágio.
Tratam-se da duplicação da PR-151 entre Ponta Grossa e o entroncamento com a PR-438, e a duplicação da PR-445 entre Irerê e Lerroville, ambos distritos de Londrina.