Saúde Saúde
Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Em 2025, o Estado alcançou a 3ª posição para meninos e 4ª para meninas, mantendo índices acima de 85% em ambos os sexos. Nas meninas, o índice de ...
18/12/2025 12h36
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Paraná é referência no ranking nacional de cobertura vacinal contra o HPV (Papilomavírus Humano) entre jovens de 9 a 14 anos. Em 2025, o Estado alcançou a 3ª posição para meninos e 4ª para meninas, mantendo índices acima de 85% em ambos os sexos. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e mostram que o Paraná como destaque na imunização, ficando atrás apenas de Roraima, Espírito Santo e Santa Catarina.

"A vacinação ajuda a combater o câncer de colo de útero nas meninas e reduzir o câncer de colorretal nos meninos. É uma imunização importante e queremos sempre nos manter em destaque na quantidade de doses aplicadas, porque isso significa prevenção”, explica o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Nossa meta é manter o ritmo para que o Paraná continue sendo um porto seguro contra doenças evitáveis”.

Os números mostram a boa adesão à campanha de imunização, mantendo um equilíbrio superior à média de outros estados. Em relação ao público feminino, o índice de cobertura foi de 94,9%, atingindo a meta ideal de imunização, que é de 90%, e ainda superando a média nacional para o grupo, que é de 83,0%.

Entre os meninos, o índice é de 86,8% e embora ligeiramente inferior ao feminino, é superior à média nacional masculina de 71,1%.

RESGATE – Apesar da vacina seguir com bons índices de adesão na faixa etária entre 9 e 14 anos, ainda existem adolescentes com idades entre 15 e 19 anos que não se imunizaram na faixa etária recomendada (entre 9 e 14 anos). Vale destacar que a vacina está disponível também para esse público.

A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero, além de outros tipos como o de ânus, de pênis, de boca e de orofaringe e está disponível, de forma gratuita, em Unidades Básicas de Saúde e salas de vacinação.

O HPV é um vírus comum, com infecções que frequentemente não apresentam sintomas, mas que podem evoluir para doenças graves a longo prazo. A vacina estimula o sistema imunológico a criar defesas, impedindo que o vírus se instale e cause problemas futuros, sendo uma medida fundamental de saúde pública.