A construção da Ponte de Guaratuba, uma das obras mais aguardadas da história do litoral paranaense, ganhou um novo capítulo simbólico dentro da Escola Municipal Adolpho Vercesi, do município de Guaratuba. Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I desenvolveram uma maquete da ponte para a tradicional Feira de Ciências da instituição, e o resultado ultrapassou os limites da sala de aula. Emocionou professores, servidores e a comunidade, e acabou chamando a atenção da Secretaria Municipal da Educação, onde agora segue em exposição desde terça-feira (9).
A iniciativa nasceu da proposta da professora Thaís Bueno, que há quase quatro anos leciona na escola e utiliza projetos práticos para aproximar os estudantes da realidade ao redor. Ela conta que apresentou quatro temas para o trabalho da feira, mas a decisão final foi unânime: representar a Ponte de Guaratuba.
Inicialmente, cada grupo faria sua própria maquete. No entanto, ao perceber o envolvimento da turma, Thaís propôs a construção de um único modelo coletivo, maior e mais elaborado, com o objetivo de reforçar o trabalho em equipe. “Em vários momentos eles perguntavam qual era a equipe mais importante”, relata a professora. “Conversamos sobre como nenhuma parte funciona sozinha. Para a maquete dar certo, todas as equipes precisariam colaborar”, disse.
A partir daí, cada estudante passou a contribuir com seu talento e sua interpretação sobre a futura ponte.
A estudante Ana Júlia, de 10 anos, que sonha ser arquiteta, mergulhou nos estudos antes de iniciar sua parte. “Primeiro eu pesquisava sobre várias fotos e vídeos da ponte. Via um monte de vídeo e depois me inspirava e montava a ponte conforme eu vi”, contou. Ela ajudou a estruturar e pintar partes importantes da maquete.
Daniel Silva Chicone, de 9 anos, foi um dos responsáveis pela construção das casas usando papelão. O entusiasmo pela obra real também motivou sua participação. “Primeiro acho que vou passar de carro e depois de bicicleta”, disse.
Já Miguel Henrique da Rocha, de 10 anos, outro integrante da equipe de construção das casas, lembra que a turma teve liberdade para escolher o tema do projeto. “A professora pediu pra gente escolher entre fazer um jornal, um dinossauro ou a Ponte de Guaratuba. A gente escolheu a ponte. Já estávamos estudando ela faz tempo, então tínhamos uma noção de como ia ficar”, explicou.
A aluna Sara Sheron, de 10 anos, integrante da equipe de paisagismo, ajudou a formar morros, vegetação e detalhes naturais da maquete. “Fiz os morros. O grupo todo ajudou. Usamos papel, fita e algodão”, disse. Sobre a ponte de verdade, ela comentou que imagina como será atravessar: “Deve ser muito legal”.
A participação dos alunos também foi motivo de orgulho para as famílias. Tatiani Sales, mãe do Miguel, destacou a importância do incentivo escolar e o impacto que o projeto teve nas crianças. “Fico muito orgulhosa pelo meu filho e por todos os alunos. Agradeço à professora e à Secretaria da Educação por proporcionarem tantas coisas boas para o futuro deles. E agradecer ao governador Carlos Massa Ratinho Junior e o município por terem repostado a publicação sobre a maquete. Parabéns aos alunos por esse projeto maravilhoso”, afirmou.
APRENDIZADO – O sucesso da maquete foi tão grande que, após a exposição na escola, o modelo foi selecionado para integrar a mostra da Secretaria Municipal da Educação de Guaratuba.
Servidores se emocionaram ao ver o empenho das crianças e a representação simbólica de uma obra esperada por gerações. A professora Thaís lembra que, como turista, achava divertido atravessar a baía de ferry-boat, mas reconhece o quanto a ponte transformará rotinas e trará mais segurança e fluidez à mobilidade da região. “É muito bonito pensar que, daqui a 10 ou 15 anos, esses estudantes poderão contar que viveram esse momento histórico”, disse.
A maquete, assim como a obra real, representa um marco para a comunidade. O projeto envolveu pesquisa, criatividade e cooperação, e se transformou em um registro afetivo de um momento importante para Guaratuba e para o Paraná. Para os alunos, ficou o orgulho de ter participado. Para a escola, a certeza de que o conhecimento ganha vida quando toca a realidade dos estudantes. E para a cidade, uma nova geração que cresce acompanhando e compreendendo a importância de uma obra que vai transformar o litoral paranaense.
ACOMPANHE A OBRA– A obra da Ponte de Guaratuba é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, sob a coordenação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), executada pelo Consórcio Nova Ponte.
Com 1.240 metros de extensão, a ponte sobre a baía de Guaratuba é uma obra de mais de R$ 400 milhões que vai eliminar a dependência da travessia por ferry-boat, trazendo mais agilidade, segurança e integração ao litoral paranaense.
Para quem deseja acompanhar de perto, a obra da Ponte de Guaratuba disponibiliza atualizações constantes no site https://www.pontedeguaratuba.pr.gov.br/ com câmeras ao vivo e no Instagram @pontedeguaratuba.oficial , onde são publicados fotos, vídeos e informações técnicas sobre o avanço dos trabalhos.