Segurança Segurança Pública
Ressocialização: formatura certifica 346 pessoas privadas de liberdade em Foz do Iguaçu
Os formandos concluíram etapas dos Ensino Fundamental e Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de cursos de qualificação pr...
09/12/2025 20h51
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizou nesta semana a formatura conjunta de 346 pessoas privadas de liberdade das Unidades de Progressão de Foz do Iguaçu. Os formandos concluíram etapas dos Ensino Fundamental e Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada pelo Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (Ceebja) Helena Kolody, além de cursos de qualificação profissional promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Universidade Fanduca.

A iniciativa é resultado da parceria entre a PPPR, instituições de ensino e equipes pedagógicas das unidades, permitindo o acesso à educação e à formação profissional tanto na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu – Unidade de Progressão (PFF-UP) quanto na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu III – Unidade de Progressão (PEF III-UP).

Para o coordenador regional da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, a formatura reforça o compromisso contínuo com a educação como ferramenta de transformação social. “A formatura de hoje é fruto de um compromisso coletivo que envolve nossas equipes internas, as instituições de ensino parceiras e todos aqueles que acreditam que o conhecimento é capaz de abrir caminhos e ressignificar trajetórias. Nosso propósito é assegurar que essas pessoas retornem ao convívio social com mais autonomia, preparo e oportunidades reais de mudança”, afirmou.

Na PFF-UP, 13 mulheres foram certificadas pelo Ceebja, sendo uma no Ensino Fundamental fase I, quatro no Ensino Fundamental fase II e oito no Ensino Médio. Outras 161 formandas também concluíram cursos profissionalizantes, com formações em confeitaria, salgados, massas, beleza, costura industrial, motorista de aplicativo e assistente de farmácia.

Na PEF III-UP, 61 apenados receberam certificados do Ceebja: 13 no Ensino Fundamental fase I, 37 no Ensino Fundamental fase II e 11 no Ensino Médio. Além disso, 111 custodiados finalizaram cursos profissionalizantes em auxiliar de manutenção predial, informática e costura industrial. 400 internos participam do Curso de Teologia, em parceria com a Fatemi, e outros 310 estão matriculados em cursos diversos oferecidos pela Fanduca.

A juíza de direito da Vara de Execuções Penais de Foz do Iguaçu, Juliana Arantes Zanin Vieira, enfatizou a importância dessa solenidade, destacando a representação de um trabalho árduo, desenvolvido em conjunto. “Somente o estudo e a educação são motores reais de transformação da vida após a saída do sistema prisional. Sem investimento em educação, não há mudança efetiva”, destacou.

O diretor do Ceebja, Rafael Estefano Busato, também parabenizou os concluintes. “É muito gratificante perceber que a trajetória de cada um não é determinada pelo que passou, mas pelas oportunidades que são abraçadas, pela superação diária e pelo esforço em ler um livro, dedicar-se e seguir em frente”, disse.

A cerimônia, realizada nas dependências da PFF-UP, contou com apresentação do coral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e reuniu representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Conselho da Comunidade, profissionais do Senai, Senac, equipe do Ceebja Helena Kolody, Núcleo Regional de Educação e servidores da regional administrativa de Foz do Iguaçu, reforçando o caráter interinstitucional da ação.