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Elaboração de anteprojeto da duplicação do Contorno de Rolândia tem 5 interessadas
Anteprojeto prevê duplicação do contorno e de trecho da PR-170, além de vias marginais, acostamentos, correções de curvas e implantação de cinco v...
05/12/2025 10h55
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu nesta quinta-feira (04) envelope com as propostas da licitação para elaborar o anteprojeto de engenharia da duplicação do Contorno Norte de Rolândia, na região Norte.

Cinco empresas apresentaram propostas técnicas e propostas de preço, com valor variando entre R$ 784.042,44 e R$ 1.363.001,51. Elas agora serão analisadas pela comissão de contratação do DER/PR, que irá atribuir uma pontuação a elas de acordo com os critérios do edital .

Outras sete empresas foram desclassificadas por não apresentar uma proposta técnica ou por apresentar proposta de preço acima do orçamento máximo estimado.

O anteprojeto vai contemplar 4,97 quilômetros do contorno, que é parte da PR-323, e 3,30 quilômetros da PR-170, além da adequação do acesso ao distrito de Nossa Senhora Aparecida, fora do trecho de duplicação.

Além da duplicação da pista, o anteprojeto vai estudar a implantação de acostamentos, vias marginais e correção de curvas. Ele deve prever também cinco interseções em desnível (viadutos ou trincheiras), sendo quatro delas no contorno e uma na PR-170: entroncamento da PR-323 com a BR-369, PR-323 com a Estrada São Rafael, PR-323 com a Rua Barão do Rio Branco, PR-323 com a PR-170, e da PR-170 com a Avenida Júlio Braz Damasceno. Outras interseções no contorno serão readequadas também, mas em nível (rotatórias ou trevos).

Também está prevista a implantação de passeio para pedestres, iluminação rodoviária, passarelas, abrigos para parada de ônibus, melhorias ambientais, entre outras.

No acesso ao distrito de Nossa Senhora Aparecida, por meio da Estrada Bartira, serão estudadas as melhores soluções para garantir o acesso com segurança entre a PR-170 e a via municipal. Esta interseção fica a cerca de 4 km de distância do início da duplicação.

O DER-Paraná é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil).