As provas do Vestibular de Verão 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram aplicadas no domingo (02) sem intercorrências, segundo a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU). Apenas 995 candidatos não compareceram, o que representa 10,99% do total de 9.056 inscritos. O percentual foi o menor registrado nos últimos 13 anos entre as edições de Verão.
Os estudantes prestaram as provas em Maringá – no câmpus da UEM e no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) – e em outras dez cidades: Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí, Ivaiporã, Cascavel, Curitiba, Ponta Grossa, Cianorte, Goioerê e Umuarama. A maior abstenção foi em Curitiba (17,48%) e a menor em Maringá (6,48%).
Ao todo, são ofertadas 968 vagas em mais de 70 cursos de graduação presenciais. Dessas, 670 são de ampla concorrência e 298 voltadas a políticas afirmativas: cotas sociais, sociais para negros, para negros e para pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos puderam se inscrever em até três opções de curso, de diferentes áreas, turnos e câmpus.
O reitor Leandro Vanalli comentou sobre o baixo índice de abstenção. “Ficamos felizes com o baixo índice de ausentes, sendo o menor dos últimos 13 anos, o que demonstra a procura por um ensino gratuito e de qualidade. Precisamos trabalhar ainda mais para que esse índice continue a cair e garantir que a experiência do aluno UEM, desde a inscrição no vestibular até a formatura, seja de excelência.”
DETALHES DAS PROVAS- Além de responder a 50 questões objetivas, os participantes elaboraram uma redação. O gênero textual cobrado foi resposta argumentativa. A partir do enunciado, o texto deveria responder à questão “A cultura no Brasil é valorizada?”. O gabarito provisório das questões objetivas já está disponível no site .
Os candidatos poderão entrar com pedido de reconsideração das respostas mediante preenchimento de formulário disponível no Menu do Candidato em até 24 horas após a divulgação. O gabarito definitivo será publicado após análise dos recursos. A nota e a imagem da redação serão divulgadas a partir das 15h do dia 12 de novembro.
O resultado final estará disponível no dia 19 de dezembro, a partir das 10h. Mais informações podem ser consultadas no Menu do Candidato ou no App Vestibular UEM . A CVU pode ser contatada pelo telefone e WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelos endereços de e-mail vestibular@uem.br e pas@uem.br. O edital do processo seletivo está no site do vestibular.
BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO- Conforme o Edital nº 040/2025-CVU , o candidato classificado no vestibular para vagas relacionadas às cotas sociais para negros e cotas para negros deverá comprovar a autodeclaração no ato da pré-matrícula. Ou seja, a condição autodeclarada será verificada por banca de heteroidentificação presencial em data, horário e local a serem estabelecidos em edital, após a divulgação do resultado final.