Geral Sanepar
Sanepar recebe Selo Ouro por inventário sobre gases de efeito estufa
Companhia monitora as emissões de gases desde 2008, atividade pela qual acumula prêmios do Programa Brasileiro GHG Protocol: são oito conquistas d...
22/08/2024 17h32
Por: Neymar Bandeira Fonte: Secom Paraná

O mais recente Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IGEE) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) acaba de receber o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. No documento, a empresa identifica e calcula suas fontes de emissão de GEE referentes ao ano de 2023. É a oitava vez que a Companhia recebe o Ouro, dedicado apenas a inventários que passam por verificação de uma terceira parte. A Sanepar também recebeu o Selo Prata em outras sete vezes.

A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira (21), na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, durante o evento anual do GHG Protocol. No evento, foram apresentados os resultados do Ciclo 2024, com a apresentação de resultados da sondagem anual referente a motivações, desafios e ambições dos membros do PBGHG. Depois, foram apresentados casos selecionados sobre a elaboração de inventários organizacionais, entre os quais o da Sanepar.

As atividades desenvolvidas pela Sanepar e contempladas no IGEE são esgotamento sanitário, abastecimento de água, coleta e disposição final de resíduos sólidos urbanos e atividades administrativas. O IGEE da Sanepar de 2023 demonstrou que as emissões diretas da Companhia reduziram 4,03% em relação a 2022.

No evento, foram apresentados os resultados do Ciclo 2024, com a apresentação de resultados da sondagem anual referente a motivações, desafios e ambições dos membros do PBGHG. Depois, foram apresentados casos selecionados sobre a elaboração de inventários organizacionais, entre os quais o da Sanepar. A Companhia foi representada pela engenheira ambiental, especialista em Saneamento Ambiental e mestre em Energia, Thaisa Ferreira Waiss.

GHG PROTOCOL O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008, buscando disseminar no país a metodologia de mesmo nome, que serve para o cálculo de emissões de gases de efeito estufa, e estimular a adoção desse protocolo por empresas no gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa.

No mesmo ano da criação do Programa Brasileiro, a Sanepar, por meio da GPDA, passou a elaborar seu IGEE usando essa metodologia. O trabalho está alinhado com o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas da Companhia. O site da Sanepar disponibiliza sempre o mais recente inventário corporativo.