Seja bem-vindo
Maringá,14/11/2024

  • A +
  • A -

Cidade na Paraíba decreta calamidade pública por causa de avanço do mar sobre casas

revistaoeste.com
Cidade na Paraíba decreta calamidade pública por causa de avanço do mar sobre casas


A cidade de Baía da Traição, no norte da Paraíba, decretou calamidade pública depois de o mar avançar sobre casas da região. O município tem 9 mil habitantes e está a 92 quilômetros de João Pessoa, capital do Estado.




+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste




Baia da Traição sofre com erosão costeira. Os habitantes do bairro Praia do Forte precisaram deixar suas residências depois de o avanço da água destruir 20 domicílios. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o mar chegou a avançar 6 metros em um ano.









Um trecho que liga as pessoas à Aldeia do Forte desmoronou. A destruição ocorreu depois de a maré avançar 3 metros no mês de outubro.




A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o pedido que decretou calamidade pública no município. Com a vigência do documento, que passou a valer no dia 7 de novembro, a administração local pode solicitar verbas do Estado e da União para ações de mitigação do problema.




Entre as medidas planejadas para conter o avanço do mar, destaca-se o alargamento da faixa de areia na beira da praia. Outra alternativa é a construção de estruturas de concreto em formato de semicírculo, para conter as ondas e evitar mais desmoronamentos.




A gestão municipal teme que o avanço do mar possa atingir o Rio Sinimbu e, consequentemente, afetar o abastecimento de água potável na região. O curso de água fica a aproximadamente 30 metros da areia.









Baía da Traição também tem uma das maiores comunidades indígenas do Estado, com 6 mil habitantes de etnia potiguara.




O avanço do mar na capital da Paraíba




Em março de 2024, João Pessoa, Baía da Traição e outras cidades assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta. O objetivo dos municípios é construir ações padronizadas para combater o efeito da erosão.




João Pessoa
Vista de parte da capital João Pessoa | Foto: Reprodução/Wikipedia



As administrações firmaram o acordo com base no Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinha. Trata-se de um conjunto de ações lançado pelo governo do Estado da Paraíba para gerenciar intervenções costeiras e construir recifes artificiais.








Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste. Sob supervisão de Anderson Scardoelli



O post Cidade na Paraíba decreta calamidade pública por causa de avanço do mar sobre casas apareceu primeiro em Revista Oeste.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.