COMA MAIS SALADA


Esta já não é a primeira vez que ressalto a importância do consumo de frutas e hortaliças como uma proposta mais saudável na alimentação diária, no entanto a apresentação é tudo e se ainda por cima for possível comer o utensílio que contém a salada, melhor ainda!

A ideia da receita da semana se baseia no fato de que além de sabor muito interessante de diferentes tipos de queijos misturados às hortaliças e frutas em uma salada, alguns tipos de queijo como o parmesão também se prestam para moldar “cestinhas” que podem conter as saladas e serem consumidas ao final incrementando o valor nutricional das saladas com proteína de alto valor biológico e cálcio de boa biodisponibilidade.

Esta receita foi feita com folhas e nada impede que seja feita com outras hortaliças associadas ou não a frutas. O importante é que sejam utilizadas bem fracionadas em cubos ou tirinhas para que caibam na cestinha. O queijo pode ser moldado no fundo de uma caneca bojuda para obtermos uma cestinha bem adequada como recipiente para acomodar a salada.
Salada mista de folhas

Ingredientes

50g de queijo parmesão ralado grosso por cestinha
Folhas verdes e roxas picadas
Tomates cerejas ou grape para decorar
1 colher de sobremesa de mostarda
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de suco de limão
1 colher de sopa de mel

Modo de preparar

Colocar em frigideira antiaderente pequena 50g de queijo parmesão e espalhar como para uma panqueca.
Deixar aquecer e virar delicadamente com a ajuda de uma espátula.
Deixar por cerca de alguns segundo e retirar do fogo. Ainda quente moldar no fundo de uma caneca emborcada. Deixar esfriar e retirar.
Com a ajuda de um fouet misturar mostarda, azeite, mel e o suco de limão. Mexer bem até obter uma mistura homogênea, temperar com sal e pimenta do reino a gosto.
Na cestinha acomodar porções de salada previamente temperada com a emulsão de mostarda e enfeitar com tomates inteiros. Servir em seguida.