VOCÊ SABIA QUE EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE BORRACHINHA DO APARELHO ORTODÔNTICO?

por Sorrisologia

Nem todo mundo sabe que existem diferentes tipos de borrachinhas do aparelho. Conheça quais são!

Nem todo mundo sabe que existem diferentes tipos de borrachinhas do aparelho. Conheça quais são!

PRODUTO RELACIONADO:

As borrachinhas são uma das mais famosas estruturas do aparelho ortodôntico. Elas podem ser de diferentes cores, e podemos até mesmo pensar certas combinações para datas especiais. Por serem uma parte do aparelho não tão fixa, elas podem criar algumas situações muito engraçadas. “Tem paciente que já foi beijar o namorado e a borrachinha se rompeu, e outros que na hora de colocar ou tirar fez como um estilingue e o elástico saiu voando”, conta a ortodontista Tatiana Rysovas. O que nem todo mundo sabe é que existem diversos tipos dessa borrachinha, com diferentes funções. Saiba mais sobre eles!

ENTENDA COMO FUNCIONA CADA TIPO DE BORRACHINHA

O tipo de borrachinha ao qual costumamos nos referir é aquela que segura o fio nos braquetes, que também podem ser chamadas de ligaduras elásticas. Elas são as que mais chamam atenção no aparelho, e o momento de escolha das cores pode ser uma parte divertida do tratamento!

Mas elas não são as únicas. “Existem também aquelas que são para aproximar os dentes, mudar o posicionamento de um lado para o outro e até girar um dente”, explica Tatiana. Temos também as que são para puxar os dentes que podem estar em lugares que não deveriam. “Algumas são colocadas ligando dentes de cima com os de baixo e outras até mesmo são usadas para afastar um dente do outro”, lista a profissional.

O TIPO DE BORRACHINHA FAZ DIFERENÇA PARA A HIGIENE BUCAL?

“De maneira geral as borrachinhas acabam acumulando um pouco mais de resíduo alimentar”, afirma Tatiana. As borrachas que são em forma de “corrente”, ligadas umas nas outras, facilitam ainda mais esse acúmulo. Isso acontece porque é mais complicado higienizar embaixo delas. “É como se um dente estivesse literalmente grudado no outro”, explica.

Já outros tipos de borrachinha, como os elásticos que usamos ligando o dente de cima com o de baixo, deve ser removidas durante as refeições e a escovação, por isso não traz alterações para o processo de higiene bucal. O importante é sempre caprichar bem na limpeza, e seguir as orientações do seu dentista!

AS LIGADURAS ELÁSTICAS DEVEM SER TROCADAS NO CONSULTÓRIO PELO DENTISTA!

“O importante é cada paciente seguir exatamente a orientação dada pelo seu dentista, porque cada caso é um e cada dente depende de uma força para determinada movimentação”, explica a profissional. Mesmo que com o seu amigo o processo tenha acontecido de certa maneira, isso não significa que será assim com você! As necessidades de cada um podem ser totalmente diferentes.

Além disso, outro ponto importante é a troca do tipo de borrachinha que segura o arco do aparelho. Ela deve ser feita no consultório pelo dentista, e nunca pode ser trocada em casa. “Isso é muito perigoso e pode causar danos ao organismo, dentes e osso”, alerta ela. Siga sempre as instruções do seu dentista!

Anuncie