Marketing Digital


 

O QUE É MARKETING DIGITAL ?



Antes mesmo de definirmos o que é "Marketing Digital", temos que entender como funciona o mercado, seja ele o tradicional ou o virtual.

Mercado nada mais é que um ambiente social ou virtual propício para a troca de bens e/ou serviços. Esse ambiente é gerado a partir do momento em que se estabelece uma relação comercial com a finalidade de realizar trocas, acordos e transações comerciais.

Entendido o conceito sobre "mercado", é importante percebermos como esse ambiente de negociações passou por diversas mudanças ao longo do tempo.

Essas mudanças ocorreram, e ocorrem,  pelo fato da comunicação ser parte integrante no processo da negociação que se estabelece no mercado. Esse mecanismo, que chamamos de  "comunicação", passou por mudanças gigantescas, e que, consequentemente, gerou mudanças na forma e no processo que se realizada uma negociação.

Já não é novidade pra ninguém que a forma como o consumidor se comportava anos atrás, é muito diferente da forma como ele se comporta no mercado atual. No passado, quando os meios de comunicação informavam à sociedade determinado assunto, como a divulgação de uma notícia, de um produto, ou qualquer outro tipo de divulgação, não havia um relacionamento com o consumidor. Ou seja, a informação era "engessada". Não havia questionamentos. Não havia como opinar sobre aquela divulgação, exceto entre uma pessoa e outra. Mas, por exemplo, "entrar" na notícia e questionar o que foi dito, para que todos os que recebiam a notícia pudessem ver seu questionamento, e assim desenvolver uma opinião pública diferenciada da opinião comum,  isso não era possível. Mas, isso tudo mudou. Com o advento da internet,  a forma como recebemos uma informação, é muito diferente da forma como comentamos acima. Hoje, a simples divulgação de um produto pode ser questionada diretamente ao canal divulgador, e isso de uma forma que todos os usuários daquele canal vejam o questionamento, antes mesmo do produto ser estabelecido no mercado.

Não há como duvidar que houve uma grande mudança no ambiente que chamamos de " mercado". O conceito continua o mesmo, mas a forma como estabelecemos uma relação comercial, mudou pra sempre. A Comunicação já esteve focada no produto, depois evolui para o relacionamento com o consumidor. Mas agora, a comunicação mudou seu foco novamente. O ambiente que chamamos de "mercado" mudou completamente. Hoje não basta se relacionar com o consumidor. É mais que isso! Agora o consumidor quer ter a sensação do momento vivido pela realização da compra, da aquisição de uma marca. Já não basta ter uma iPhone, é necessário ter o último lançamento. Seus sentimentos devem ser entendidos e atendidos. Essa mudança ocorreu por que a comunicação mudou. Antes, a comunicação era uma via de mão única. Mas hoje é uma via de mão dupla. A participação da comunicação é online, que é o mesmo que "estar disponível ao vivo". Com isso, diversas opiniões são geradas a partir da divulgação de assunto. E tudo isso à uma velocidade "alucinante", pois em qualquer lugar do planeta alguém poderá influenciar naquele assunto, gerando novas percepções e sentimentos.

Com esse cenário em mente, fica mais fácil entender o que é Marketing Digital.

Segundo Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Também podemos afirmar que “Marketing” é a área do conhecimento que estuda o comportamento mercadológico e suas mudanças. Logo, Marketing Digital, é a mesma coisa, mas voltada especialmente ao ambiente de relação comercial que acontece dentro da Internet, ou de alguma forma relacionada a ela.

Pense comigo: se estamos percebendo que a Comunicação muda a passos largos, influenciando a forma como as pessoas se relacionam, como o ambiente de relação comercial se comporta, e, inevitavelmente participamos de tudo isso, seja por interesses comerciais ou pessoais, não há como atingir nossos objetivos sem conhecer como esse ambiente atual funciona, concorda?

Com já dissemos, mercado é um ambiente de relação comercial. E seus interesses comerciais só terão sucesso se você conhecer profundamente como funciona o processo dentro desse cenário.

Aqui reside a razão do título desse artigo - O QUE É MARKETING DIGITAL?  Sua sobrevivência nesse "mercado" pedenderá da compreensão correta dessa ciência. 

Irei dar um exemplos como acontece o processo na relação comercial:

Antes mesmo do consumidor chegar ao estabelecimento, ele já realizou uma pesquisa na internet daquilo que necessita, suas especificações, sobre a procedência da empresa ou serviço oferecido, sobre consumidores que já adquiriram o mesmo produto ou serviço, e toma sua decisão dentro do ambiente virtual. Não é estranho notar que até mesmo pacientes cheguem ao consultório relatando ao profissional de saúde o que pode ser seu problema. É possível que esse paciente tenha realizado uma pesquisa detalhada dos seus sintomas, e identificado a possível causa de sua patologia. Tudo isso acontece no ambiente mercadológico que está na palmas de nossas mãos, o que chamamos de INTERNET.  Ao mesmo tempo que tudo isso pareça ser maravilhoso, é também assombroso imaginar que seus clientes e futuros clientes não estão mais restringidos às ruas de sua cidade, mas expostos ao “Mundo Mercadológico” da internet. Seus inúmeros sentimentos, desejos e dúvidas, serão descobertos por que aqueles que estiveram presentes onde eles estão, e preparados para resolve-los, atendê-los, suprindo suas necessidades. É exatamente "aqui" que entra o Marketing Digital! Essa ciência procura entender processo mercadológico dentro mecanismo que está movimentando o mundo, a internet. Entender profundamente o consumidor no cenário virtual, é fundamental para alcançar o sucesso.  Descobrir os sentimentos daqueles que estão nesse ambiente e suprir as necessidades de cada consumidor é um fator determinante para a sobrevivência do seu negócio no mercado atual. 

Eis as razões para não ignorar o "Marketing Digital". Especialistas nessa área são capacitados para realizar pesquisas, elaborar planos e executar ações para alcançar seus objetivos. 

RECEBA INFORMAÇÕES DE UM ANALISTA DE MARKETING.

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

19 ago 2017


Por Neymar Bandeira
Anuncie